loader image
Avançar para o conteúdo

Como consultar o pis/pasep

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são dois programas fundamentais na política de assistência social e dos direitos trabalhistas no Brasil.

Pois, desempenham um papel extremamente importante na integração dos trabalhadores ao desenvolvimento e à vida cotidiana das empresas.

Esses dois programas foram criados nos anos 70, com o propósito principal de garantir que os trabalhadores formais tivessem acesso a benefícios que impactassem diretamente na qualidade de vida e no bem-estar social.

Nesse sentido, o PIS/Pasep se tornou mais do que um simples direito; e sim, uma ferramenta de valorização dos trabalhadores.

Pois, ao receber o abono salarial, esses trabalhadores podem contar com uma ajuda extra no seu orçamento, servindo de suporte financeiro nos momentos que mais precisam.

O que é o PIS/Pasep

Se você é trabalhador com carteira registrada ou servidor público, certamente já ouviu falar desses dois termos.

O Pis/Pasep são dois programas do governo federal que além de promover a inclusão social e econômica, também garantem a esses trabalhadores uma série de benefícios que visam melhorar suas condições de vida.

O PIS, é um programa destinado aos empregados de empresas privadas, e o Pasep, voltado para os servidores públicos. E, têm como objetivo assegurar que parte dos lucros das empresas e contribuições do governo sejam redistribuídos aos trabalhadores.

Ambos os programas são financiados por contribuições de empregadores, sejam eles da iniciativa privada ou pública, e os recursos são administrados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Esse fundo é responsável por financiar não só os benefícios dos trabalhadores, como o seguro-desemprego e o abono salarial, mas também programas de desenvolvimento econômico e social.

Ao longo dos anos, esses dois programas vem sendo atualizados com o objetivo de atender melhor às necessidades dos trabalhadores. Essas mudanças garantem faz com que os programas cumpram a finalidade para a qual foram criadas.

Continue lendo esse artigo para entender melhor os benefícios e vantagens desses dois programas. Assim como saber quem tem direito ao abono salarial, e como você pode fazer para sacar seu benefício.

Importância do PIS/Pasep

Considerando os benefícios que o Pis/Pasep dispõe aos trabalhadores, podemos dizer que esses dois programas são de extrema importância para a valorização do trabalhador e para a proteção dos benefícios sociais.

É indiscutível o impacto financeiro que o Pis/Pasep promove, não só na vida dos trabalhadores, mas também, na sociedade como um todo. Esse impacto pode ser observado na liberação do abono salarial, por exemplo. Onde, cada trabalhador, que tem direito ao abono, recebe até um salário mínimo.

Dessa forma, ao injetar recursos na economia por meio dos pagamentos de benefícios, o PIS-Pasep também desempenha um papel importante no estímulo ao consumo e no fortalecimento da economia. Os recursos recebidos pelos trabalhadores são frequentemente gastos em bens e serviços, o que ajuda a movimentar o mercado e a sustentar o crescimento econômico.

Páginas: 1 2 3